Leite Creme

Não sou uma pessoa muito dada a doces. O Mô? É como eu! Os Filhotes... saíram aos Papás!!!!

Leite Creme

Quando acontece algum doce sair das minhas mãos (e são muito poucos) é porque, cá em casa, é devorado apreciado.

Este leite creme é uma tradição da minha família e não é difícil de fazer.

Ingredientes:
1 litro de leite, açúcar branco, 4 colheres de sopa de farinha maizena, 4 gemas de ovo, vinho do porto e casca de limão.

Preparação:
O litro de leite deve ferver com a casca de limão. Acrescenta-se o açúcar branco, a gosto. Numa taça misturam-se as gemas de ovo com o vinho do porto e acrescentam-se ao leite a ferver. Noutra taça deita-se um pouco de leite frio para desfazer a farinha. Acrescenta-se, lentamente, ao preparado que está ao lume sempre a mexer. Se necessário, desfaz-se mais uma ou duas colheres de farinha em leite frio para acrescentar. Depois de pronto deita-se numa taça. Polvilha-se com açúcar amarelo e queima-se.

Numa das últimas vezes que fiz esta sobremesa tive uma desagradável surpresa! Quando fui buscar o ferro, este, desfez-se, literalmente, de tão velhinho que era! O Mô sugeriu colocar o doce no forno, junto à resistência de cima! E não é que resultou!? O açúcar queimou e o leite creme ficou tal como se tivesse sido queimado com o ferro! Já repeti a proeza e voltou a funcionar. Aqui fica a ideia.

Bom apetite e... Boas Ideias!

Comentários

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)